“Fizemos mais fora da presidência do que eles na presidência”, afirmou.
247 – No comício realizado em Washington neste domingo (19), véspera de sua posse como presidente pela segunda vez, Donald Trump tomou crédito pelo recente acordo de cessar-fogo em Gaza. Em um discurso repleto de críticas aos democratas e promessas para o novo mandato, o ex-presidente destacou o papel de sua equipe nos bastidores da política internacional. “Esse acordo só poderia ter acontecido como resultado de nossa histórica vitória em novembro”, afirmou Trump, exaltando o trabalho do enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
No comício, Trump ironizou a gestão democrata. “Fizemos mais fora da presidência do que eles em quatro anos com o presidente”, disse, arrancando aplausos da multidão. Ele também prometeu agir rapidamente a partir do momento em que reassumir o cargo: “Assinarei muitas ordens executivas amanhã, e isso deixará todos vocês extremamente felizes”.
Entre as promessas mais incisivas, Trump garantiu que até o fim do dia de sua posse a “invasão em nossas fronteiras terá chegado ao fim” e que “todos os invasores ilegais estarão, de uma forma ou de outra, a caminho de casa”. Essas declarações foram acompanhadas de um vídeo exibido no evento, criticando o histórico de imigração da administração Biden.
O tom do comício refletiu a estratégia de Trump em reforçar sua narrativa de liderança proativa, mesmo fora do cargo. Ele se apresentou como a figura central por trás de avanços diplomáticos e prometeu ações decisivas em temas sensíveis, como imigração e segurança nacional, mirando fortalecer sua base de apoio enquanto assume a presidência pela segunda vez.
FOTO: Wikimedia Commons
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/trump-diz-que-cessar-fogo-em-gaza-so-ocorreu-por-sua-causa