Segundo o presidente estadunidense, “entrar em pânico e retaliar os EUA era a única coisa que eles não podem se dar ao luxo de fazer”.
247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a China cometeu um erro estratégico ao retaliar as tarifas impostas por seu governo. “A China jogou errado. Eles entraram em pânico”, escreveu o republicano em sua conta na rede Truth Social. A resposta de Pequim, anunciada poucas horas antes, foi a imposição de tarifas de 34% sobre todos os produtos importados dos EUA. A medida foi uma reação direta ao aumento tarifário divulgado por Trump na última quarta-feira (2), como parte de sua estratégia econômica voltada para a proteção da indústria estadunidense.
Para o presidente dos EUA, a retaliação chinesa foi um passo precipitado. “Entrar em pânico e retaliar os EUA era a única coisa que eles não podem se dar ao luxo de fazer”, escreveu Trump na plataforma Truth Social, reforçando a ideia de que os rivais asiáticos agiram com fragilidade diante da política comercial de Washington, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.
A declaração veio no mesmo dia em que foi divulgado um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA com números positivos sobre o mercado de trabalho. De acordo com os dados oficiais, foram criados 228 mil empregos em março — número que superou as previsões dos analistas e mostrou aceleração em relação aos 117 mil postos registrados em fevereiro, após revisão. Ainda assim, a taxa de desemprego passou de 4,1% para 4,2%.
O resultado serviu como munição política para Trump, que tem sustentado sua agenda econômica com base na valorização da indústria nacional, no protecionismo comercial e no fortalecimento do mercado interno. Apesar de alguns indicadores sugerirem fragilidades estruturais no mercado de trabalho, a geração de empregos acima do esperado foi celebrada como um sinal da eficácia das medidas econômicas adotadas até agora.
FOTO: Wikimedia Commons
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/trump-diz-que-china-entrou-em-panico-ao-retaliar-tarifaco-dos-eua-com-novo-imposto-de-34-u6eb4ivo