Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Veja íntegra da denúncia da PGR contra Bolsonaro por trama golpista em 2022

Ex-presidente havia sido indiciado pela PF sob suspeita de ter tentado golpe de Estado para evitar posse de Lula.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (18) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, sob acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado, após perder as eleições de 2022, para impedir a posse de Lula (PT).

Bolsonaro foi acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de praticar os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado, além de participação em uma organização criminosa.

A denúncia da PGR é dividida em cinco peças, relacionadas às suspeitas relacionadas à trama golpista após a derrota de Bolsonaro. Isso deve facilitar o julgamento dos envolvidos de acordo com os diferentes núcleos investigados pela Polícia Federal.

Além de Bolsonaro, outras 33 pessoas foram denunciadas.

A partir de agora, cabe ao STF avaliar se aceita a denúncia e transforma os acusados em réus. Essa análise deverá ser feita pela Primeira Turma da corte, que é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Caso a denúncia seja aceita, o processo correrá no Supremo sob a relatoria de Moraes, até o julgamento que decidirá pela condenação ou absolvição dos acusados.

Veja a íntegra da denúncia contra Jair Bolsonaro ao Supremo: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/02/veja-integra-da-denuncia-da-pgr-contra-bolsonaro-por-trama-golpista-em-2022.shtml

FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/02/veja-integra-da-denuncia-da-pgr-contra-bolsonaro-por-trama-golpista-em-2022.shtml