Acordo firmado por Nicolás Maduro e Vladímir Putin reforça cooperação bilateral e repúdio a sanções internacionais.
247 – O governo da Venezuela celebrou a ratificação, pelo Parlamento russo, do novo Tratado de Associação Estratégica e Cooperação entre Caracas e Moscou. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (22) pelo chanceler venezuelano Yván Gil, que destacou a importância do pacto para ampliar a aliança entre os dois países em diversas áreas. As informações são da emissora teleSUR.
Segundo a reportagem, o tratado havia sido originalmente assinado em Moscou, no dia 7 de maio de 2025, pelos presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Vladímir Putin, da Rússia. Posteriormente, o documento foi aprovado pela Assembleia Nacional venezuelana em 30 de setembro.
O ministro Yván Gil afirmou que “este acordo contém disposições amplas para aprofundar a cooperação em energia, mineração, transporte, comunicações, segurança, luta contra o terrorismo, entre outros âmbitos”. Ele ressaltou ainda que a ratificação fortalece as relações estratégicas e políticas entre os dois países, consolidando uma aliança de longo prazo.
O tratado também expressa a oposição conjunta de Caracas e Moscou às medidas coercitivas e restritivas unilaterais, especialmente as de caráter extraterritorial, que ambos os governos consideram “uma flagrante violação da Carta das Nações Unidas”.
Entre os compromissos firmados, Venezuela e Rússia se comprometem a cooperar em controle de armamentos, desarmamento e não proliferação nuclear, além de promover iniciativas conjuntas de combate ao racismo, genocídio e crimes associados ao legado colonial.
Yván Gil enfatizou que a nova aliança “fortalece a posição da Venezuela no novo cenário internacional”, destacando o papel do país como aliado estratégico da Rússia na defesa de um “ordem mundial mais justa, sem injerência externa e baseada na cooperação soberana”.
O presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, também comentou a aprovação do tratado, classificando-a como “a expressão da hermandad” e uma demonstração de “sólida e persistente relação de amizade e cooperação entre ambos os governos”.
A câmara alta do Parlamento russo ratificou o acordo em 22 de outubro de 2025, um dia após sua aprovação pela Duma Estatal, a câmara baixa do Legislativo russo. O tratado foi encaminhado à votação pelo presidente Vladímir Putin em 16 de outubro e se soma a mais de 350 documentos bilaterais já firmados entre os dois países ao longo das últimas décadas.
Com a ratificação, Rússia e Venezuela consolidam uma parceria estratégica que reforça o eixo político e econômico entre Moscou e Caracas, numa agenda comum que prioriza a soberania, a cooperação multipolar e a resistência às sanções impostas por potências ocidentais.
Foto: Aleksei Druzhinin/Sputnik
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/venezuela-e-russia-ampliam-parceria-estrategica-com-novo-tratado