Vice-presidenta Delcy Rodríguez denuncia agressão da Marinha dos EUA contra pescadores e reafirma defesa da soberania nacional.
247 – A vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, exigiu neste sábado (13), que os Estados Unidos cessem de imediato as ações de assédio militar contra o país e seus pescadores. A declaração foi divulgada em seu canal no Telegram e repercutida pela Telesur. A declaração foi feita após um incidente envolvendo a Marinha norte-americana, que atacou uma embarcação pesqueira venezuelana dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
Um navio de guerra dos EUA interceptou e ocupou um barco de pesca com nove tripulantes, operação que Caracas classificou como uma violação direta da soberania nacional. Rodríguez acusou Washington de manter uma política de perseguição militar e econômica contra a população venezuelana.
Em sua manifestação, Delcy Rodríguez foi categórica ao denunciar a ação norte-americana:
“O governo dos EUA deve cessar imediatamente sua vergonhosa perseguição militar à Venezuela e sua perseguição aos nossos pescadores”, afirmou.
Ela ainda destacou que a pressão externa não irá dobrar o país:
“A Venezuela jamais se renderá e, em nenhuma circunstância, unida na unidade nacional, defenderá seu sagrado direito à paz”.
A dirigente venezuelana também ressaltou que a ofensiva militar se soma aos “danos e perdas suficientes” provocados pelo “bloqueio econômico criminoso” imposto por Washington.
Foto: prensa latina
FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/venezuela-exige-fim-do-assedio-militar-dos-eua-apos-ataque-a-barco-pesqueiro