Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Venezuela solta dez prisioneiros americanos em troca de 250 migrantes detidos em El Salvador

Temendo avanços na desdolarização da economia global, presidente dos EUA relata ter atacado o grupo com “muita força” e reafirma que aplicará tarifas.

247 – A Venezuela liberou nesta sexta-feira (18) dez prisioneiros norte-americanos em uma negociação que envolveu o retorno de 252 migrantes venezuelanos ao país, que estavam presos em El Salvador após serem deportados dos Estados Unidos pelo governo do presidente Donald Trump. A informação é da Folha de S.Paulo.

O acordo foi confirmado por autoridades da Venezuela, de El Salvador e dos EUA. Em publicação na rede X, o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, informou que os americanos fariam escala no país antes de seguirem “para casa”. Já o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, agradeceu publicamente a Bukele pela intermediação com o governo de Nicolás Maduro.

Os venezuelanos deportados estavam detidos em uma prisão salvadorenha que Caracas classificou como “campo de concentração”. O governo Maduro vinha acusando tanto os EUA quanto El Salvador de violarem os direitos humanos dos migrantes.

Foto: Acnur/Divulgação via Agência Brasil

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/venezuela-solta-dez-prisioneiros-americanos-em-troca-de-250-migrantes-detidos-em-el-salvador