Temendo avanços na desdolarização da economia global, presidente dos EUA relata ter atacado o grupo com “muita força” e reafirma que aplicará tarifas.
247 – A Venezuela liberou nesta sexta-feira (18) dez prisioneiros norte-americanos em uma negociação que envolveu o retorno de 252 migrantes venezuelanos ao país, que estavam presos em El Salvador após serem deportados dos Estados Unidos pelo governo do presidente Donald Trump. A informação é da Folha de S.Paulo.
O acordo foi confirmado por autoridades da Venezuela, de El Salvador e dos EUA. Em publicação na rede X, o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, informou que os americanos fariam escala no país antes de seguirem “para casa”. Já o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, agradeceu publicamente a Bukele pela intermediação com o governo de Nicolás Maduro.
Os venezuelanos deportados estavam detidos em uma prisão salvadorenha que Caracas classificou como “campo de concentração”. O governo Maduro vinha acusando tanto os EUA quanto El Salvador de violarem os direitos humanos dos migrantes.
Foto: Acnur/Divulgação via Agência Brasil
FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/venezuela-solta-dez-prisioneiros-americanos-em-troca-de-250-migrantes-detidos-em-el-salvador