Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Xi apresentou três propostas concretas na cúpula virtual do BRICS; saiba quais foram

Presidente da China defendeu multilateralismo, abertura econômica e cooperação para o desenvolvimento durante encontro presidido por Lula.

247 – O presidente da China, Xi Jinping, apresentou três propostas concretas durante a Cúpula Virtual do BRICS realizada nesta segunda-feira (8), em um discurso intitulado “Avançar em solidariedade e cooperação”. A informação foi divulgada pela agência chinesa Xinhua, que destacou a ênfase de Xi na defesa do multilateralismo, da abertura econômica e da solidariedade entre os países do Sul Global.

O encontro foi presidido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou com a participação de líderes como Vladimir Putin (Rússia), Cyril Ramaphosa (África do Sul), Abdel Fattah El-Sisi (Egito), Masoud Pezeshkian (Irã), Prabowo Subianto (Indonésia), o príncipe herdeiro de Abu Dhabi Khaled bin Mohamed (Emirados Árabes), além de representantes da Índia e da Etiópia.

Críticas ao hegemonismo e defesa do multilateralismo

Em sua fala, Xi afirmou que o mundo vive uma transformação acelerada, marcada pela ascensão do hegemonismo, do unilateralismo e do protecionismo. “Os países do BRICS, na linha de frente do Sul Global, devem agir com base no espírito de abertura, inclusão e cooperação de ganhos mútuos, defender o multilateralismo e o sistema de comércio multilateral, avançar em uma maior cooperação e construir uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade”, disse o líder chinês.

Sua primeira proposta foi a defesa do multilateralismo como base para a paz e o desenvolvimento. Xi destacou que “o multilateralismo é a aspiração comum dos povos e a tendência predominante de nosso tempo”, acrescentando que a Iniciativa de Governança Global apresentada pela China busca mobilizar ação conjunta por uma ordem mais justa e equitativa. Ele defendeu ainda a centralidade da ONU, a prevalência do direito internacional e a ampliação da representatividade dos países do Sul Global nos processos de governança.

Abertura econômica e combate ao protecionismo

Na segunda proposta, Xi enfatizou a necessidade de defender a abertura e a cooperação como pilares da economia mundial. Segundo ele, a globalização econômica é “uma tendência irreversível da história” e nenhum país pode prosperar em isolamento. O presidente chinês afirmou que o BRICS deve manter seu compromisso com uma economia global aberta, preservar o sistema multilateral de comércio com a OMC no centro e se opor a todas as formas de protecionismo.

“Os países do BRICS devem promover uma globalização econômica inclusiva e benéfica para todos, colocar o desenvolvimento no centro da agenda internacional e garantir que as nações do Sul Global participem como iguais e compartilhem os frutos do crescimento”, declarou Xi.

Solidariedade para o desenvolvimento comum

terceira proposta apresentada pelo líder chinês foi o fortalecimento da solidariedade e da cooperação para gerar sinergias em favor do desenvolvimento comum. Ele lembrou que os países do BRICS reúnem quase metade da população mundial, cerca de 30% do PIB global e um quinto do comércio internacional.

“Quanto mais unidos estivermos, mais resilientes e eficazes seremos diante de riscos e desafios externos”, afirmou Xi, acrescentando que a China está pronta para trabalhar com os demais membros na implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, no avanço da cooperação da Nova Rota da Seda e no aprofundamento das parcerias em negócios, finanças, ciência e tecnologia.

Apoio de outros líderes e debates sobre crises globais

Outros líderes participantes também criticaram atos unilaterais e “bullying” nas relações internacionais, destacando que tais práticas ameaçam a paz e o desenvolvimento globais. Eles defenderam a necessidade de reforçar o multilateralismo, proteger o comércio livre e aberto e assegurar os interesses comuns do Sul Global.

Durante o encontro, houve consenso sobre a importância da Iniciativa de Governança Global proposta por Xi Jinping como um caminho para melhorar os mecanismos internacionais. Também foi acordada a continuidade da comunicação sobre crises como a guerra na Ucrânia e o conflito em Gaza, com ênfase no uso do Grupo de Amigos pela Paz e na defesa da solução de dois Estados para a questão palestina.

Análise: propostas de Xi e impacto global

Para Wang Lei, diretor do Centro de Pesquisa em Cooperação do BRICS da Universidade Normal de Pequim, as propostas apresentadas pelo presidente chinês “são muito esclarecedoras e oferecem orientação importante que ajuda a injetar estabilidade no cenário internacional”.

O pesquisador destacou que, considerando o peso político e econômico do BRICS, “fortalecer a solidariedade e a cooperação significa muito para a estabilidade global e para a reforma do sistema multilateral”.

Foto: Xinhua

FONTE: https://www.brasil247.com/sul-global/xi-apresentou-tres-propostas-concretas-na-cupula-virtual-do-brics-saiba-quais-foram