Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Vistos Garantidos: Por que os EUA Pouparam Fux, Nunes Marques e Mendonça?

Após o governo dos Estados Unidos revogar os vistos de entrada de ministros do STF ligados a decisões contra Jair Bolsonaro, apenas três ministros não foram incluídos nas sanções: Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

Quem são e o que diferencia Fux, Nunes e Mendonça

  • André Mendonça e Nunes Marques: Ambos foram indicados por Jair Bolsonaro e têm postura mais alinhada ao ex-presidente e ao perfil político do atual governo de Donald Trump.

  • Luiz Fux: Além de não ter sido indicado por Bolsonaro, Fux se destacou no passado como grande defensor da Operação Lava Jato e do então juiz Sergio Moro. Fux era conhecido por seu apoio público ao combate à corrupção, sendo constantemente mencionado como uma espécie de “fiador” da Lava Jato no Supremo. Esse alinhamento era tão perceptível que, à época, viralizaram memes e expressões satíricas como “IN FUX WE TRUST”, fazendo referência ao suposto “cheque em branco” de confiança que Fux dava às decisões e avanços da operação. Além disso, Fux também já fez críticas públicas ao rigor das punições aos acusados pelos atos de 8 de janeiro, o que reforçou sua distinção em relação a outros colegas do STF.

Motivo das sanções e exclusões

As sanções americanas — a revogação dos vistos — foram apresentadas como resposta ao endurecimento do STF, especialmente por decisões do ministro Alexandre de Moraes, que impuseram tornozeleira eletrônica e medidas rigorosas a Jair Bolsonaro. O governo dos EUA justificou a exclusão de Mendonça e Nunes Marques pelo histórico de alinhamento e indicação direta por Bolsonaro.

No caso de Fux, seu perfil público histórico como defensor ferrenho da Lava Jato, de Sergio Moro e de um Judiciário mais combativo ao crime organizado, associado a críticas ao rigor punitivo atual, fez com que ele fosse visto como uma voz independente do “núcleo duro” das decisões mais polêmicas do tribunal.

Tabela: Situação dos Vistos

Ministro Status do Visto Observação Relevante
Luiz Fux Mantido Defensor da Lava Jato, apoiador de Moro, memes “IN FUX WE TRUST”; crítico a penas severas do STF
Kassio Nunes Marques Mantido Indicado por Bolsonaro, voto alinhado
André Mendonça Mantido Indicado por Bolsonaro, voto alinhado
Alexandre de Moraes Revogado Sanções e ações rigorosas contra Bolsonaro
Luís Roberto Barroso Revogado Embates com bolsonarismo
Dias Toffoli Revogado Posições contrárias a Bolsonaro
Cristiano Zanin Revogado Nomeado por Lula, crítico
Flávio Dino Revogado Nomeado por Lula, crítico
Cármen Lúcia Revogado Votos críticos aos bolsonaristas
Edson Fachin Revogado Atuação alinhada ao grupo sancionado
Gilmar Mendes Revogado Decisões históricas contra Bolsonaro

A escolha dos EUA reflete tanto fatores políticos atuais quanto históricos, envolvendo o perfil e as principais bandeiras defendidas por cada ministro ao longo dos últimos anos.

CHARGE: JOTA CAMELO 

FONTE: Agência de Notícias ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas ( Reprodução autorizada mediante citação da fonte: Agência de Notícias ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas )