O 80º aniversário da vitória do povo chinês contra a agressão japonesa e na Guerra Antifascista global marca a lembrança de um dos capítulos mais importantes da história da China e do mundo. A resistência chinesa começou em 1931, com a invasão japonesa da Manchúria, intensificando-se em 1937 com a eclosão da Segunda Guerra Sino-Japonesa — período em que a China cometeu grandes massacres, como o de Nanquim, perdendo mais de 20 milhões de vidas, principalmente civis.
Com enormes sacrifícios e heroísmo, o povo chinês resistiu à ocupação, minando a força do exército imperial japonês e tornando-se um dos grandes pilares da vitória aliada na Segunda Guerra Mundial. A derrota do Japão em 1945 resultou não só na libertação dos territórios ocupados, mas também no reconhecimento da China como uma das quatro potências aliadas, levando o país a ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
A comemoração dos 80 anos, realizada em 2025, incluiu desfiles militares, homenagens públicas, emissão de moedas e selos comemorativos e ações educativas para resgatar a memória coletiva e honrar o sacrifício dos mártires. O objetivo das comemorações — ressaltado pelas autoridades e herdeiros dos combatentes — é valorizar a paz, promover a união diante das ameaças de extremismo e intolerância, e alertar sobre a importância de preservar os valores antifascistas para as futuras gerações.
ASSISTA AQUI A CERIMONIA: https://www.youtube.com/watch?v=rOf3_81JmH8
FOTO: CANAL ARTE DA GUERRA