Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

Agenda do governo Lula por justiça tributária tem amplo apoio dos brasileiros, aponta pesquisa Nexus

Levantamento também identificou a avaliação da população sobre o governo Lula, o Congresso e o STF.

247 – Uma expressiva parcela da população brasileira demonstra respaldo à proposta do governo Lula (PT) por uma tributação mais justa e progressiva, segundo revelou levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados. A pesquisa mostra que 62% dos entrevistados defendem que quem ganha mais deve pagar mais impostos, enquanto 71% apoiam a isenção de Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com renda de até R$ 5 mil mensais.

A proposta de isenção já foi enviada ao Congresso pelo Executivo. Apenas 24% da população se posiciona contra. “Em um país de renda baixa, é de certa forma esperado que a maior parte das pessoas apoie menos impostos para as pessoas de renda menor. Mas os dados mostram claramente a pressão que virá da opinião pública sobre os parlamentares quando o Congresso for votar os projetos enviados pelo governo”, avaliou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. Para ele, “claramente, na opinião pública, há mais gente do lado do governo do que o contrário nesses casos”.

Avaliação dos Poderes: Lula lidera, Congresso segue como o mais mal avaliado – A pesquisa também traz dados sobre a percepção da população em relação aos três Poderes da República. O presidente Lula (PT) aparece com 44% de aprovação e 50% de desaprovação, enquanto 29% avaliam seu governo como ótimo ou bom, 29% como regular e 39% como ruim ou péssimo. Já o Congresso Nacional é o que apresenta a pior avaliação entre os entrevistados: apenas 16% consideram o desempenho do Legislativo como ótimo ou bom, e 41% o classificam como ruim ou péssimo. O Supremo Tribunal Federal (STF) apresenta avaliação intermediária, com 25% de ótimo/bom e 35% de ruim/péssimo.

No quesito aprovação institucional, o STF conta com 41% de aprovação e 47% de desaprovação. O Congresso Nacional, por sua vez, é desaprovado por 55% da população, enquanto apenas 34% o aprovam. Tokarski destaca um dado alarmante: “38% dos brasileiros desaprovam os Três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, enquanto apenas 20% aprovam todos. Sinal de que, para cada brasileiro totalmente satisfeito com as esferas de poder, há dois insatisfeitos com todas eles”.

Conflitos entre Executivo e Legislativo – A pesquisa da Nexus ainda investigou o grau de conhecimento da população sobre os embates recentes entre o governo Lula e o Congresso Nacional, como a derrubada de decretos e vetos presidenciais. Apenas 37% afirmaram estar cientes desses conflitos. Quando os temas foram abordados individualmente, os índices permaneceram abaixo de 40%:

  • 38% tomaram conhecimento da derrubada do decreto sobre o IOF;
  • 39% souberam da derrubada do veto sobre a conta de energia elétrica;
  • 30% estavam informados sobre a derrubada do veto sobre a desoneração da folha de pagamento.

Apesar da baixa difusão, a maioria dos brasileiros se posiciona contra a derrubada dos vetos relacionados à energia (54%) e à desoneração da folha (49%). Já no caso do decreto do IOF, a opinião pública se mostra dividida: 41% a favor e 43% contra.

Outro ponto investigado foi a percepção sobre as motivações do Congresso ao rejeitar as medidas do governo. A maioria (52%) acredita que essas ações visaram enfraquecer Lula politicamente, de olho nas eleições de 2026, enquanto apenas 35% entendem que as propostas foram rejeitadas por serem ruins para o país.

Metodologia – O levantamento ouviu 2.021 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 14 e 20 de julho de 2025, em entrevistas presenciais nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

FONTE

https://www.brasil247.com/brasil/agenda-do-governo-lula-por-justica-tributaria-tem-amplo-apoio-dos-brasileiros-aponta-pesquisa-nexus