Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 16 anos lutando pelos jornalistas

China se consolida como liderança global sua integração com Rússia e Índia acelera reconfiguração da Ordem Mundial

“O país com o peso da China […] reuniu condições ao longo das últimas décadas e, principalmente, ao longo da última década, de ser um polo gravitacional importante do mundo”, afirma, em entrevista ao #ConexãoBdF, da #RádioBdF.
Para Jabbour, diante da instabilidade promovida pelos Estados Unidos sob a gestão do presidente Donald Trump, que tem adotado uma política externa marcada por tarifas comerciais, sanções e desmonte de organismos multilaterais, “a China aparece como um mar de estabilidade” e “vai, sim, se organizando enquanto protagonista internacional, mesmo contra a sua própria vontade”.
O professor destaca que a guerra na Ucrânia, iniciada em 2022, fortaleceu laços estratégicos entre Pequim e Moscou. Em resposta à invasão russa, os EUA e a União Europeia impuseram sanções econômicas severas contra o país, afetando principalmente o setor energético e financeiro. A China, por sua vez, ampliou seus negócios com a Rússia, comprando petróleo e gás, além de fortalecer projetos conjuntos de infraestrutura e energia.
“O principal fato econômico e geopolítico da atualidade é essa integração produtiva total entre China e Rússia, que envolve a construção conjunta de centenas de projetos”, afirma.
O economista lembra ainda que a Índia também se aproxima da aliança eurasiática. Segundo ele, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, “dobrou a aposta no seu nacionalismo […] e, ao dobrar sua aposta em um ataque direto dos EUA, ele se rende a uma aliança estratégica e mais íntima com a China”.
📍 O Conexão BdF vai ao ar em 2 edições, de segunda a sexta-feira: uma às 9h e outra às 17h. Você confere as principais notícias na Rádio #BrasildeFato pela 98.9 FM na Grande São Paulo, no site e no YouTube do #BdF 📻 https://bdf.onl/f/fMaZ
FONTE: BRASIL DE FATO