Premiação é “uma provocação insultante e criminosa à soberania latino-americana”.
247 – O jornalista Breno Altman se manifestou de forma veemente sobre a escolha de María Corina Machado como laureada do Prêmio Nobel da Paz de 2025. Em uma postagem nas redes sociais, Altman chamou a premiação de “aberração” e acusou a opositora venezuelana de ser uma “notória golpista”, comparando-a a Jair Bolsonaro (PL), condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Para o jornalista, a concessão do prêmio à líder da oposição venezuelana é uma evidência das conexões entre liberais, imperialismo e neofascismo, além de uma afronta à soberania latino-americana.
“Uma aberração que o Nobel da Paz tenha sido concedido a uma notória golpista, María Corina Machado, a Bolsonaro venezuelana”, escreveu Altman. Ele questionou a legitimidade da premiação e associou a postura de Machado ao que ele considera ser uma agenda alinhada aos interesses imperialistas dos Estados Unidos e aos movimentos neofascistas. De acordo com Altman, a escolha do Comitê Nobel não passa de uma “provocação insultante e criminosa” à soberania dos países latino-americanos.
A crítica de Altman segue a linha de condenação à postura de María Corina Machado, que tem sido uma figura central no movimento oposicionista à presidência de Nicolás Maduro. A líder venezuelana foi amplamente criticada por seu apoio à intervenção estrangeira na Venezuela e por seu envolvimento com planos que, segundo autoridades venezuelanas, visavam desestabilizar o governo. Altman destaca esses pontos, apontando que a premiação da opositora se alinha com o que ele vê como uma constante interferência externa nos assuntos internos da América Latina, algo que considera uma violação da soberania dos países da região.
A política María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, é a segunda mulher da América Latina a receber um Prêmio Nobel da Paz.
Foto de Domínio público
FONTE
https://www.brasil247.com/midia/nobel-da-paz-foi-para-uma-notoria-golpista-diz-altman-sobre-corina-machado