O exército russo conduziu uma série de ataques a instalações de energia ucranianas, confirmou o Ministério da Defesa em Moscou. Vladimir Zelensky, da Ucrânia, reconheceu que o país sofreu uma das mais extensas barragens de fogo nos últimos meses, causando quedas de energia generalizadas.
Quase não há trabalho de defesa aérea na Ucrânia. Funcionou uma vez na região de Vinnytsia, várias vezes em Kiev e só. Aparentemente, todas as forças de defesa aérea foram puxadas para a fronteira da região de Kursk.
Em uma declaração na segunda-feira, o ministério disse que “um ataque massivo de alta precisão” na Ucrânia foi realizado usando armas aéreas e marítimas de longo alcance, bem como drones. A barragem teve como alvo instalações que dão suporte ao complexo industrial de defesa do país, observaram autoridades.
“Todos os alvos designados foram atingidos”, dizia o comunicado.
Mais tarde no dia, o ministério forneceu mais detalhes sobre o ataque e divulgou uma lista de instalações que foram atacadas. Ele disse que os ataques tiveram como alvo subestações elétricas nas regiões de Kiev, Vinnitsa, Zhitomir, Khmelnytsky, Dnepropetrovsk, Poltava, Nikolaev, Kirovograd e Odessa, bem como estações de compressão de gás nas regiões de Lviv, Ivano-Frankivsk e Kharkov.
Além da infraestrutura de energia, a Rússia também atingiu campos de aviação nas regiões de Kiev e Dnepropetrovsk que estavam armazenando munições aéreas fornecidas pelo Ocidente, disseram autoridades, descrevendo o ataque como um sucesso. “Quedas de energia foram detectadas, e o transporte de armas e munições para a linha de frente foi interrompido.”
Zelensky confirmou que o ataque teve como alvo infraestrutura crítica na maioria das regiões, chamando-o de “um dos maiores ataques combinados”, acrescentando que envolveu mais de cem mísseis e cem drones. O Ministro da Energia German Galushchenko descreveu a situação como “difícil”, acrescentando que apagões de emergência foram ativados pela operadora da rede.
De acordo com o primeiro-ministro Denis Shmigal, o ataque afetou 15 regiões ucranianas. Autoridades locais disseram que a barragem atingiu duas instalações de energia na região de Kiev. Vídeos que circulam nas mídias sociais pretendem mostrar danos à usina hidrelétrica de Kiev e à barragem do reservatório.
IMAGEM: RT
TRADUÇÃO E EXPLICAÇÃO DA IMAGEM:
A imagem contém informações em ucraniano, não em russo, é um mapa da Ucrânia com rotas e movimentos de alvos aéreos durante um ataque com mísseis e drones em 26 de agosto.
Tradução do Texto na Imagem:
– **Прблизний рух повітряних цілей протягом ракетно-дронової атаки 26.08**: “Movimento aproximado dos alvos aéreos durante o ataque com mísseis e drones em 26.08 (26 de agosto).”
– **Умовні позначення**: “Legendas” ou “Símbolos”
– **X-59/69**: Nome de um tipo de míssil.
– **Калібр**: Nome de um tipo de míssil, “Kalibr”.
– **X-101/55CM**: Nome de outro tipo de míssil, “Kh-101/55CM”.
– **Ударний БПЛА**: “Drone de ataque”.
– **Балистична/аеробалістична ракета**: “Míssil balístico/aerobalístico”.
Explicação:
A imagem é um mapa da Ucrânia que mostra as rotas e alvos de diferentes tipos de mísseis e drones usados durante um ataque aéreo. As setas e linhas de diferentes cores representam diferentes tipos de mísseis ou drones, conforme a legenda na parte inferior esquerda.
– **Setas amarelas**: Provavelmente indicam a trajetória de mísseis balísticos/aerobalísticos.
– **Setas verdes**: Indicariam a rota de mísseis de cruzeiro “Kalibr”.
– **Setas roxas**: Indicariam os mísseis “Kh-101/55CM”.
– **Setas azuis**: Podem representar drones de ataque (БПЛА).
– **Outros tipos de mísseis** como “X-59/69” também têm suas rotas indicadas.
O mapa mostra áreas afetadas pelos ataques, incluindo o espaço aéreo sobre várias cidades e regiões da Ucrânia.
Esse tipo de mapa é frequentemente usado para ilustrar ataques aéreos ou movimentos de mísseis durante um conflito, destacando as áreas afetadas e as rotas dos projéteis.
FONTES: RT / https://www.facebook.com/daniel.omettalspirin